Entrevistas







Cobertura das Finais da III COPA DO CCS 2010.


Ouça a entrevista com Danilo Telê téc. do Juventude antes da Final.



Ouça a entrevista com o jogador, téc e Presidente do Santo André Gerival antes da Final.





Ouça a entrevista com Biíca jogador do Juventude no intervalo do 1º tempo da Final dos novos.


Ouça a entrevista com Edmario Trabuco jogador do Stº Andre depois de ter conquistado o título.



Ouça a entrevista com Gilmar, Diretor do CCS falando sobre a III Copa.



Ouça a entrevista com Marlon Nunes, Presidente do CCS falando sobre a III Copa.






---------------------------------------------------------------------------------------------
Campeonato Barroquense

Conversamos com Edmario Trabuco Delegado da EDEB sobre a arbitragem do Campeonato Barroquense.

Jornal: Edmario, um dos pontos positivos do Campeonato Barroquense, é a arbitragem. Árbitros que vem de outras cidades estão fazendo um excelente trabalho, mas em alguns jogos podes perceber que as equipes derrotas, buscam desculpas. Alguns dirigentes ao apontar pro arbitro a falha ou a culpa da derrota, gera confusões ou polêmicas. Como vocês da EDEB tem lidado com isso?



Edmario: Olha isso acontece em qualquer campeonato, seja, amador profissional, em qualquer canto do mundo, geralmente a equipe que perde procura um culpado, e nunca culpa o goleiro que tomou um frango, um atacante que não marcou um gol praticamente feito e por ai vai.



Ficamos orgulhosos por ter o privilegio de trabalhar com pessoas de Teofilandia, Araci, Serrinha, Conceição do Coité onde temos recebido currículos de pessoas dessas cidades, querendo trabalhar no Campeonato Barroquense. No ano passado a prefeitura nos deu todo apoio e pudemos trazer uma arbitragem de alto nível, onde tivemos um maravilhoso campeonato ocorrido com tranqüilidade. Esse ano tivemos problemas até porque cria-se um desgastes, o arbitro se repete as vezes nos jogos, por não ter outra solução, tentamos colocar em diferentes locais, mas acaba repetindo alguém, e por as vezes um arbitro não apita o jogo muito bem e o pessoal reclama um pouco. Mas já estamos calejados com esse tipo de coisa, e relevamos com naturalidade,



Outro problema é a falta de segurança, dentro dos campos, você vai acompanhar os jogos numa comunidade na zona rural, e tem apenas uma corda cercando o campo para que o torcedor não invada, mas tem aqueles que estão bebendo, os mais apaixonados, que às vezes não respeita a corda e entra em campo e a gente da EDEB acaba punindo algumas comunidades por isso. Temos que encarar tudo com naturalidade, graças a Deus, estamos trabalhando em um alto nível e usamos um critério onde pegamos as notas dos dirigentes de cada jogo, classificamos aqueles árbitros para as quartas, as semi-s e ou até na final. Esse ano esta sendo dessa forma, hoje tivemos uma rodada que em quatros jogos que foi menos tumultuada que a passada terminando normalmente e espera que daqui pra frente continue assim.



Jornal: Como é feita a punição de atletas que tiveram problemas com árbitros?



Edmario: Olha o nosso principal documento é o relatório de arbitro ou a suma do jogo por isso cada atleta tem que assinar por isso nos dá uma garantia de que ele esta concordando e tem que ser antes do jogo, pois depois corre o risco de não quererem assiná-la. Com isso o arbitro faz o relatório detalhadamente do que aconteceu com a comunidade, com dirigente, com a torcida, e na reunião de segunda feira com a idéia de avaliar o que foi escrito pelos árbitros e o que os delegados dos jogos vão falar, se vão concordar com a palavra dos árbitros, depois entramos em votação, da punição referente e por ai vai, a comissão se baseia assim.



Jornal: Existe uma avaliação do delegado?



Edmario: Até então não, ele está apenas para dá suporte a arbitragem onde analisa o comportamento dos atletas e torcedores, inclusive um jogador foi punido pelos delegados da EDEB, onde cometeu agressões e escores de bola, que os árbitros não perceberam. E em reunião decidimos punir o atleta, isso aconteceu no ano passado.



Entrevista feita em 09 de maio de 2010.


Conversamos com Gilmar Delegado da EDEB sobre o Campeonato Barroquense.


Acompanhe entrevista feita no dia 09 de maio.

Jornal: Gilmar Nessa rodada do campeonato, por ser um momento de decisão, torcedores, atletas e dirigentes estavam com os nervos à flor da pela, mesmo assim não houve violência nem maiores problemas. Você acha que a presença das Polícias Civil e Militar, e também da Guarda Municipal foi determinante?

Gilmar: Acredito que sim, durante toda a semana, foi falado dos acontecimentos negativos que tivemos no domingo passado, e isso repercutiu. Na quinta-feira Edmário representando a EDEB esteve na Câmara Municipal, conversou com o presidente e demais vereadores, solicitou a presença deles e do próprio Prefeito e do sec. de Finanças Jailson, e eles compareceram em todos os jogos, participaram juntamente com a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil. Além de tudo a conscientização dos dirigentes e torcedores mostrando que o campeonato na verdade é entretenimento, o torcedor ta ali para torcer e para se divertir, o comércio ta ali para vender e com isso movimenta a cidade e os povoados. Então as pessoas têm que entender que não se trata de um campeonato de luta, e sim futebol. Acredito que está mobilização, inclusive com uma reunião que aconteceu na sábado com o comandante da Polícia Militar, Guarda Municipal e Dirigentes, onde foi prometido pelos dirigentes que iriam fazer o possível para que nesta rodada não tivéssemos nenhum incidente. E por isso foi uma rodada tranqüila, aproveito para parabenizar a todos que colaboraram com esta bandeira de torcer, de colaborar, lembrando do papel da imprensa de divulgar os atos negativos e positivos e acredito que nesta semana tivemos mais atos positivos.

Jornal: Diante desse sucesso em termos de segurança, você acha que a EDEB falhou em não montar esse esquema, e fazer essa conscientização desde a rodada passada?

Gilmar: Eu não diria que foi falha da EDEB, o problema é que pegamos uma época complicada, para você ter uma idéia nos encontramos aqui dia em que apenas um policial estava de plantão. Então não diria culpa, mais com limitações, principalmente na segurança, erros acontecem, eu creio que serviu de lição. E desde já faremos um trabalho de conscientização a partir de agora, para que estas situações não voltem a acontecer, e para o ano que vem estaremos bem preparado.

Jornal: No domingo teremos jogos pelas semifinais, a rivalidade aumenta, teremos jogos entre equipes que em tempos passados já ocorreram problemas, também um clássico regional, o que vai ser montado para estes jogos da semifinal?

Gilmar: Sem dúvida nenhuma são dois grandes clássicos, Lagoa da Cruz e Fluminense e Minação e Ladeira. Iremos fazer como já foi feito neste domingo, vamos trabalhar a conscientização dos dirigentes, vamos solicitar o apoio dos vereadores das localidades envolvidas, vamos montar um esquema de segurança, juntamente com as Polícias Militar e Civil, em conjunto com a Guarda Municipal. Acreditando na conscientização e unidos conseguiremos o êxito esperado.

Jornal: Esta sempre acontecendo reuniões com a diretoria, você não acha que tá faltando reuniões também com os atletas, para que essa conscientização chegue a eles, evitando o confronto com a torcida adversária e instigando o seu torcedor em atos de violência?

Gilmar: Perfeitamente, nós inclusive cobramos dos dirigentes, porque quando fizemos o regulamento o Art. 1º 2º e 3º fala justamente disso, e nós estamos cobrando a eles para que leiam este regulamento, principalmente esta parte para os seus atletas, para que eles tenham consciência do que realmente é a competição, mostrando que é uma competição para fazer amigos e não querer ganhar a qualquer custo, agente tem feito esse trabalho juntamente com os dirigentes mais infelizmente é difícil de trabalhar todos os atletas pois temos 16 equipes participando, são 25 jogadores em cada uma , então é muito complicado reunir todos para fazer uma palestra e poder falar sobre isso. Agora estamos com apoio muito grande da imprensa, como o Jornal @ Nossa Voz, a Rádio Continental e o Blog do Jornal. Então vamos usar os meios de comunicação para poder informar os jogadores. Nesta semana mesmo estarei enviando para o jornal e as emissoras de rádio os três artigos para ser publicado e divulgado.

Jornal: Com relação à arbitragem percebemos que é criado por alguns diretores, principalmente quando as equipes estão perdendo , atitudes e situações que jogam a torcida contra o arbitro, motivando a maioria dos casos de violência, você não acha que deveria ter punições mais severas em relação ao dirigente?

Gilmar: Com certeza, inclusive neste ano nós punimos o dirigente do Rosário, Gordo ficou afastado por dois jogos e nós temos conversado sim com os dirigentes e com certeza vai ter punições. Para o próximo ano já temos algumas anotações, idéias com relação a este tipo de coisa e muitas inovações estão por vir. Agora agente espera que estes dirigentes tenham consciência, inclusive tivemos uma palestra sobre arbitragem, convidamos todos eles, infelizmente não sei por que não vieram. Mais estamos planejando e preparando todo o material para o ano que vem agente fazer. E outra coisa, não vamos aceitar qualquer dirigente escolhido pela comunidade, principalmente aquele que não tem maturidade, que não tem autocontrole. Porque ele é a peça fundamental, pois se ele perder o controle conseqüentemente a sua equipe toda perde. Então estaremos analisando para o ano que vem com certeza ser melhor do que este ano.

Jornal: Você acha que este campeonato fecha com chave de ouro, ou ainda existe o temor de que venham acontecer situações como no passado, que comprometeu o êxito da competição?

Gilmar: Eu particularmente não acredito que aconteça o que ocorreu em campeonatos anteriores, pelo que vimos hoje (09), podemos dizer que foi uma final para algumas equipes, pois acabaram eliminadas, acredito que não, até pela questão de maturidade das próprias equipes dos torcedores e dirigentes e com estes apoios que temos agora, da Câmara de vereadores, da Prefeitura Municipal, do Secretário de Finanças, e dos órgãos de segurança, Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil que inclusive estão com efetivo maior para nos atender e atender a comunidade em geral, dará tudo certo, até pela conscientização das comunidades, hoje é muito importante este integralização não só no esporte mais através das associações das cooperativas, então isto tem mudado e acredito que vai dar tudo certo e o campeonato terminará em paz sem problema nenhum. Não podemos afirmar categoricamente, pois não temos bola de cristal, até porque tem alguns maus elementos que às vezes não faz nada de bom mais quer fazer algo de ruim para atrapalhar quem ta fazendo. Mas, tem um ditado que diz o seguinte, “agente não tem que temer o grito dos maus e sim o silêncio dos bons” então acredito que os bons não vão se calar diante dos maus e o que vai prevalecer é uma final de campeonato em paz, tranqüila e com muita emoção.

Entrevista feita no di 09 de Maio de 2010.
Por Rubenilson Nogueira.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Conversamos com alguns dirigentes, veja abaixo quais expectativas de cada um para esse Campeonato Barroquense.

Marlon Fala sobre
o Fluminense
Logo após a vitória sobre a Lagoa Redonda, perguntado se o Fluminense é favorito na competição Marlon disse: "Com certeza, o Fluminense quando Entre nas competições, pelo nome que tem semper entra buscando a vitória, e conseqüentemente pra ser campeão. Claro que respeitando nossos adversários  mais aqui dentro o Fluminense é forte e sempere foi e será.


Diretor José Cardoso
da Lagoa da Cruz



Cardoso: Agente tem uma expectativa muito boa, não estamos com uma equipe preparada 10% mas com os atletas que nos temos hoje esperamos fazer uma grande partida amanhã, e torcer para que tenhamos um bom resultado.




Evódio - Diretor da Equipe
do Curralinho
Evódio: É que tudo ocorra melhor possível, e que não seja como o ano passado que fizemos uma campanha excelente, fomos invictos na fase de classificação e na hora da decisão tivemos “desinsorte” de cair contra o Santa Cruz, mais esse ano estamos determinado para que agente possa chegar mais adiante. E que seja um campeonato onde todas as equipes entrem em campo com o único e exclusivo objetivo de jogar futebol. Que o campeão seja merecedor e seja agente.






Val Diretor da Santa-Rosa




Agente quer jogar um bom o campeonato, principalmente classificar, e ver se quando nada  chegamos à decisão este ano.







Roque Mota
Dirigente do Cristal de Barrocas
A expectativa é a melhor possível, porque felizmente alguns conflitos que tem girado em torno do campeonato, conversado a direção vem sempre entrado num consenso. Espero que este ano seja uma competição muito mais organizada que o anterior. Agora eu bato na mesma tecla, defendo que o campeonato deveria contar apenas com jogadores da região de Barrocas, par evitar que estejamos reprimindo a vontade dos jovens das comunidades. Quando colocamos jogadores de outras cidades deixamos de aproveitar jovens atletas de 15, 16 e 17 anos, e estes se sentem desprestigiados


 

Giu - Dirigente da
Lagoa Redonda.




A expectativa é das melhores, vou tentar trazer atletas de qualidade que é o nosso desejo, sabemos que os mais novos vão chegando e os  mais velhos vai semper saindo. Desejo um bom campeonato para todos e espero fazer uma boa campanha neste Campeonato de Barrocas.




Bugaio -
Dirigente de Minação.
 
Expectativa, e a seguinte: Estou colocando uma equipe diferenciada da outra do ano passado, para quê agente chegue numa posição melhor e si não ganhar o título, vamos pelo menos dar alegria ao torcedor chegando numa posição que venha realmente satisfazer ao povo da nossa comunidade.



Jeremias
Dirigente da Ladeira.
 
 
   
 
Como as melhores expectativas possíveis . mesmo pegando uma equipe forte no nosso grupo, que é o Fluminense, estamos confiantes de que faremos um bom campeonato.